A Bahia foi o estado com maior número de candidatos que não tiveram votos nestas eleições municipais, segundo levantamento estatístico realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em todo o país, 16.131 candidatos terminaram a eleição sem registrar sequer um voto.
Na Bahia, foram registrados 2.475 casos. O ministro do TSE Henrique Neves atribuiu o número elevado de mulheres com votação zerada às chamadas “candidaturas laranjas”, quando o partido lança candidatos apenas para preencher a cota obrigatória de 30% de participação feminina nas eleições. “A quantidade de candidatas que não receberam nenhum voto é realmente preocupante e deve ser analisada de acordo com cada situação.Em Paulo Afonso, 10 mulheres ficaram em brancas nuvens no resultado final. Há rumores de que advogados da candidata Dra. Eunice (PTB) contestam o resultado nas urnas e aguardam decisão da justiça. Na eleição passada, Dra Eunice, a época filiada ao DEM obteve 1.086, mas não se elegeu.
Um cruzamento dos dados estatísticos do TSE mostra que o partido que mais registrou candidatas que não receberam votos em Paulo Afonso foi o PT, com 3 candidatas ao cargo de vereador. Em seguida, o PTB e PDT, ambos aparecem na lista com 2 candidatas, e o PTN e o PMDB surge, com 1 candidata na mesma situação para o mesmo cargo. Entre os homens com zero voto, o destaque é o ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Paulo Afonso, José Angelo de Carvalho, que aparece com zero votos .

Nenhum comentário:
Postar um comentário