sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Bahia lidera número de candidatos sem votos nas eleições municipais

A Bahia foi o estado com maior número de candidatos que não tiveram votos nestas eleições municipais, segundo levantamento estatístico realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em todo o país, 16.131 candidatos terminaram a eleição sem registrar sequer um voto.
Na Bahia, foram registrados 2.475 casos. O ministro do TSE Henrique Neves atribuiu o número elevado de mulheres com votação zerada às chamadas “candidaturas laranjas”,  quando o partido lança candidatos apenas para preencher a cota obrigatória de 30% de participação feminina nas eleições. “A quantidade de candidatas que não receberam nenhum voto é realmente preocupante e deve ser analisada de acordo com cada situação.
Em Paulo Afonso, 10 mulheres ficaram em brancas nuvens no resultado final. Há rumores de que advogados da candidata Dra. Eunice (PTB)  contestam o resultado nas urnas  e aguardam decisão da justiça. Na eleição passada, Dra Eunice, a época filiada ao DEM obteve 1.086, mas não se elegeu.
Um cruzamento dos dados estatísticos do TSE mostra que o partido que mais registrou candidatas que não receberam votos em Paulo Afonso foi o PT, com 3 candidatas ao cargo de vereador. Em seguida, o PTB e PDT, ambos aparecem na lista com 2 candidatas, e o PTN e o PMDB  surge, com 1 candidata na mesma situação para o mesmo cargo. Entre os homens com zero voto, o destaque é o ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Paulo  Afonso, José Angelo de Carvalho, que aparece com zero votos .

Nenhum comentário:

Postar um comentário