segunda-feira, 20 de junho de 2016

Mulheres na política maioria nas urnas e minoria entre os eleitos

As mulheres são maioria na população brasileira e no eleitorado - de um total de mais de 142 milhões de eleitores, 52,13% são mulheres, ante 47,79% do sexo masculino. Apesar disso, as mulheres continuam sendo minoria entre os candidatos aos cargos representativos.
A Câmara de Vereadores de Paulo Afonso por exemplo, teve, no passado uma força feminina relativamente significativa. Não chegou a ser batizada de ‘Bancada Cor de Rosa’. Mas das vereadoras Dra. Francisca Barros, Maria José, Dra. Nélia, Ivanete Bento e Vanessa Barbosa de Deus nenhuma delas conseguiu renovar mandato e a única representante rosa no Parlamento é a Irmã Leda Chaves, que só ocupou o cargo devido a fatalidade que culminou com a morte m saudoso Juvenal Teixeira em 2014. Nesses 58 anos de vida do município de Paulo Afonso, a Câmara Municipal teve cerca 200 vereadores, destes apenas nove mulheres.
Diante da campanha municipal que se aproxima, as previsões não otimistas quanto à possibilidade que a bancada cor de rosa possa ser reeditada na Casa Dr. Manoel Josefino Teixeira mas que pelo ao menos aumente.

Somada a Irmã Leda Chaves que vai para a reeleição, há representantes fortes que também devem pleitear uma vaga nas eleições deste ano, tanto da oposição quanto do governo.  Somado a esse detalhe, as questões dos direitos da mulher e da violência contra o gênero podem ser um bom mote para atrair o eleitorado feminino. É aguardar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário