segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Nível do Lago de Sobradinho cai para 5%

O Lago de Sobradinho, no norte da Bahia, está com apenas 5,59% do seu volume total de armazenamento, segundo boletim do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgado ontem (24). O nível na bacia do São Francisco deve permanecer crítico pelo menos até o final de setembro, segundo previsões da Agência Nacional de Águas (ANA).
Hoje o lago tem liberado pouco mais de 600 metros cúbicos de água por segundo (m³/s). Para se ter uma ideia do que esse volume de água representa, em situações normais o volume mínimo que o Ibama autoriza em Sobradinho é de 1.300 m³/s.
Duas informações:1ª para operar todo o sistema elétrico é necessário um vasão de 2.300 m3. Trabalhando com 1.300 m3 a CHESF deixa de ganhar algo em torno de 7 bilhões por ano; 2ª informação, a ausência de chuva no Norte de Minas Gerais vai até o fim de outubro, então o lago de Sobradinho deve ficar abaixo dos 3% até lá. Se não chover no início do mês de novembro, certamente atingiremos o volume morto, pois a água demora em torno de 15 dias para percorrer de 3 Marias até Sobradinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário